quarta-feira, 10 de agosto de 2011

História do Hospital do Servidor Público Municipal..::

História do Hospital do Servidor Público Municipal
História do HSPM

O Hopsital do Servidor Público Municipal é uma entidade pública autárquica, vinculada a Prefeitura do Município de São Paulo e assim mantida integralmente pela prefeitura de São Paulo.

Tem como finalidade prestar assistência médica, odontológica e farmacêutica aos servidores públicos municipais, na forma da legislação municipal, realizando atendimento clínico-ambulatorial, de internação e emergência, servir de campo de instrução e treinamento aos profissionais de saúde e prestar assistência médica, de urgência e emergência, 24 horas, à população em geral, nos Pronto Socorros Adulto e Infantil (conforme preconiza a Lei nº 13.766/04).

Sua estrutura física é composta por Complexo Hospitalar, localizado na Rua Castro Alves nº 60, Centro Administrativo, situado na Rua Castro Alves nº 131 e um prédio próprio que abriga o Departamento Técnico de Gestão de Talentos. Setor de Gráfica e Centro de Educação Infantil - CEI. Possui ainda, cinco Ambulatórios Descentralizados localizados nas regiões de Santo Amaro, São Miguel, Carrão, Lapa e Tucuruvi e uma Casa de Cuidados Paliativos, à rua Muniz de Souza, nº 992, no bairro da Aclimação.

Estrutura do HSPM:

- 284 leitos de internação
- 37 especialidades médicas
- 11 multiprofissionais
- 147 subespecialidades
- Ambulatórios (Central e Descentralizados)
- Centro Cirúrgico
- Centro Obstrético
- UTI adulto e UTI infantil
- Pronto Socorro Adulto, Infantil e Obstrético.


Em 1936, iniciou-se a história do HSPM, na Praça Almeida Júnior, nº 98, quando surgiu a Divisão Hospitalar Municipal, com o objetivo de prestar atendimento aos funcionários públicos municipais e seus dependentes.

Em 1946, a prefeitura adquiriu a Casa de Saúde Santa Inês localizada na Rua Castro Alves nº 60, Liberdade.

Em 1950, iniciaram-se as obras para a construção das atuais instalações.

Em 1972, através da Lei Municipal nº 7.736, o hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) transformou se em entidade autárquica, vinculada a Secretaria Municipal da Saúde.

Em 2002, o HSPM aderiu ao programa do CQH - Compromisso de Qualidade Hospitalar e em 2005 o HSPM conquistou o Selo de Conformidade do Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar - CQH.

Em 2004, a Lei nº 13.766 revogou a Lei 10.257, reorganizando o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e criando o Conselho Gestor tripartite (administração, força de trabalho e clienes).

Em 2007, a Lei nº 14.661, dispensou os servidores municipais da contribuição compulsória devida ao HSPM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário